Seu browser não suporta JavaScript!

13/06/2018 | Portal do PSDB na Câmara

Notório defensor das pessoas com deficiência, Otavio Leite comemora triunfo de Mara Gabrilli na ONU

 

Notórios defensores das pessoas com deficiência, Eduardo Barbosa e Otavio Leite comemoram triunfo de Mara na ONU

Por Ana Maria Mejia

Companheiros de luta em defesa das pessoas com deficiência, os deputados Eduardo Barbosa (MG) e Otavio Leite (RJ) receberam com muita alegria a eleição da deputada Mara Gabrilli (SP)para ocupar uma vaga no Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD). 

Para Barbosa, essa é uma vitória não apenas pessoal da parlamentar paulista, mas também dos movimentos sociais que lutaram para que a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência fosse aprovada. Primeiro vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD), presidida por Mara, o tucano ressaltou que a colega de bancada será uma das pessoas do mundo a monitorar essa convenção nos países signatários.

Essas nações também assinaram um protocolo que faz com que a ONU possa fiscalizar anualmente quais as ações efetivas que o país fez para promover a inclusão da pessoa com deficiência. “Isso, para nós, significa muitas vitórias”, afirmou. O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a assinar a convenção e um dos poucos a incorporar a convenção à Constituição brasileira.

Mara Gabrilli foi uma das pessoas que lutaram pela aprovação da Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), da qual foi relatora, e se destaca pela luta incansável pela melhoria de vida dos deficientes, que totalizam cerca de 45 milhões de pessoas no Brasil.

Na foto, Otavio Leite, Eduardo Barbosa e Mara Gabrilli (crédito: Alexssandro Loyola)