Seu browser não suporta JavaScript!

02/11/2018 | Jornal O Globo

Otavio Leite vai comandar área de turismo de Wilson Witzel

Por Luiz Ernesto Magalhães

RIO - O deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ) foi escolhido pelo governador eleito Wilson Witzel para comandar o planejamento da área de turismo durante a transição e deverá ocupar a pasta a partir de janeiro. A escolha foi feita após Witzel conversar com representantes do setor que indicaram o deputado, que não conseguiu se reeleger por apenas 159 votos. A informação foi confirmada pelo GLOBO com fontes ligadas ao setor de turismo no Rio. A assessoria de Witzel não confirmou o nome e Otavio Leite não quis comentar.

Integrante da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Otavio deve começar a trabalhar com a equipe de transição a partir de segunda-feira na sede da Federação das Indústrias do Rio (Firjan). A tendência, no entanto, é que ele desdobre sua agenda entre o Rio e Brasília. Isso porque existe a expectativa de que algumas matérias que interessem ao setor possam ser apreciadas pela Câmara ainda este ano. Uma delas trata da nova Lei Geral do Turismo, que discute liberar que empresas aéreas com sede no Brasil tenham 100% de seu capital controlado por empresa que não seja nacional.

A equipe de transição de Witzel deverá contar entre dez e doze coordenadores. Conforme o desempenho na transição, podem ser efetivados como secretários, O governador eleito anunciou que pretende divulgar a equipe completa na próxima semana.

A assessoria de Witzel também confirmou que o governador eleito recebeu convites para visitar Israel e conhecer tecnologias desenvolvidas naquele país para a área de segurança pública. No entanto, não está definida a data. A equipe de Witzel, no entanto, não informou de quem teria partido o convite. Nesta sexta-feira, a colunista Berenice Seara do "Extra" revelou que o governador quer conhecer um modelo de drone, equipado com uma arma, capaz de atirar enquanto sobrevoa uma região. O equipamento é usado pelas forças israelenses em ações na fronteira com os territórios palestinos e poderia ser utilizado em operações de segurança no Rio.

Witzel convidou o deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) a acompanhá-lo. O convite foi feito na quarta-feira em um encontro entre os dois na Firjan. A assessoria de Bolsonaro confirmou o teor do encontro mas também informou que não há data para a viagem Segundo a colunista, na visita a Israel, Witzel também quer se informar um equipamento de leitura facial que pode ser instalado nos transportes públicos do estado. Atualmente, porém os coletivos já contam com câmeras de monitoramento que gravam imagens dos usuários.

Essa não é a primeira vez que autoridades do Rio discutem o uso de drones para auxiliar na segurança pública. Em fevereiro, durante o carnaval, o prefeito Marcelo Crivella foi à Europa junto com assessores também a pretexto de conhecer um modelo de equipamento. O projeto, no entanto, até o momento não saiu do papel.