Seu browser não suporta JavaScript!

03/09/2018 | Portal do PSDB na Câmara

Parlamentares lamentam destruição do Museu Nacional e defendem mais zelo com patrimônio cultural

O incêndio de grandes proporções atingiu, no começo da noite de domingo (2), o Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Parlamentares do PSDB lamentaram a tragédia que destruiu boa parte do acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e defenderam mais cuidado e atenção com o patrimônio cultural do Brasil. Por meio de manifestações em redes sociais e no Plenário da Câmara, apontaram fatores como falta de recursos e falhas de gestão. Além disso, alertaram para as consequências devastadoras para a memória brasileira. 

Representante do Rio na bancada tucana na Câmara, o deputado Otavio Leite afirmou que o Brasil começou a semana de luto. “A maioria dos nossos museus já vivem em precárias situações por causa da falta de recursos e agora são mais de 200 anos de história perdida. Fico imaginando o que vai ser preciso para soerguer isso. É uma tristeza muito grande, pois se trata de um patrimônio de todos os brasileiros”, disse.

Iniciado por volta das 19h30, o fogo foi controlado no fim da madrugada desta segunda-feira (3). O museu completou 200 anos em 2018 e foi residência da família real, além de ter abrigado a primeira Assembleia Constituinte do Brasil. Fósseis, múmias, registros históricos, livros e obras de arte viraram cinzas. Pedaços de documentos queimados foram parar em vários bairros da cidade. Quatro vigilantes estavam no local. Ninguém ficou ferido. (...)